sábado, fevereiro 02, 2008
Escrito por Green Tea em sábado, fevereiro 02, 2008

Eu gosto do Fernando Rosas. A sério. Soube que era historiador há já muitos anos, quando num programa da RTP2 entrevistou e foi entrevistado pelo David Fonseca. Gostava de o ouvir às quintas-feiras no Debate da Nação, na RTP1. Dotes de argumentador ninguém lhe retira.
Mas saber que condenou o voto de pesar proposto na AR porque "aprovar este voto seria vincular a Assembleia da República, fazer com que os órgãos do Estado tenham uma visão oficial sobre a história" fez-me espécie.
Ora eu não sou monárquica (muito menos depois de ler isto), mas somos um país com novecentos anos de História Real, e vivemos ainda numa imberbe e teórica democracia. Sobretudo, não temos muito a temer da monarquia, uma vez que não se pode referendar o Regime, dita a Constituição.
Mas o Regicídio, enquanto facto histórico, merece uma tomada de posição, já que, em última análise, esteve quase "apenas" indirectamente relacionado com a implantação da República. É um crime! Caramba!!!
Mais, se a Assembleia da República não pode tomar partido sobre a História, gostaria de saber o que têm agendado os senhores para o dia 25 de Abril.. ah, esse já se pode assinalar???

Etiquetas:

 
2 Comentários:


Em 10:49 da tarde, Anonymous Anónimo

Toda a gente que percebe o significado de democracia é contra o regicídio, como é possível vivermos num Estado de Direito e os que nos representam no Parlamente serem precisamente contra o Estado de Direito ?
Quanto a monarquia, Paulo Teixeira Pinto pelo que sei não tem a ver com os problemas do BCP o jardim Gonçalves esse é asqueroso.
Obrigado por ter consultado o meu site.

Cumprimentos

 

Em 7:58 da tarde, Blogger Green Tea

@ Rui Monteiro

Efectivamente, não me conformo com o veto ao voto de pesar declarado na AR. Mas quanto a Paulo Teixeira Pinto, a minha opinião pessoal (e estritamente pessoal, como todas as restantes neste espaço) não se refere aos problemas do BCP. Apenas me confirma a tese de que em Portugal há demasiado elitismo no dia-a-dia, e sobretudo no dia-a-dia de S. Receber. Mas lá está, quanto ao BCP, lavo daí as minhas mãos, desde que há uns largos anos optei por cancelar a conta que lá tinha.

Obrigada eu, bem-vindo.