segunda-feira, março 30, 2009
Escrito por Green Tea em segunda-feira, março 30, 2009

E quem fala assim não é gago e é bispo. Pena que provavelmente vá levar nas orelhas...

Etiquetas:

 
terça-feira, março 24, 2009
Escrito por Green Tea em terça-feira, março 24, 2009


Reedição. Quatro possibilidades. Quero a Super Deluxe. Só vi ontem 3 Deluxe na Fnac. Possível esgotamento (ou similar) se não encontro. Vinil edição especial recebido há um mês não chega...

(para que conste, já tenho os mp3 relativos às novas versões... estão diferentes, portentosas... mas há determinadas coisas que insisto ter o original: todos (ou quase!) os albuns de Pearl Jam existem perto de mim em existência física e legal)

Etiquetas:

 
terça-feira, março 17, 2009
Escrito por Green Tea em terça-feira, março 17, 2009

Há uns anos, para mais de dez, tive aulas de teatro. Sempre fora um "bichinho cá dentro", e na altura justificava-se. Eram aulas gratuitas, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica (regressei lá esta semana, por motivos completamente diferentes). À 3ªa e 5ª, religiosamente, apanhava o 50 e ia toda contente, para duas horas de experimentação pura, aprendizagem, relaxamento, convívio, tudo. Recordo que o meu professor um dia nos pediu para passarmos a hora e meia inicial a desenvolvermo-nos numa cela. Não nos deu pistas. Eu imaginei a minha cela muito alta, mas estreita, como se tivesse um metro quadrado e a janela, com barras, estivesse tão alta que da luz apenas me chegava um vislumbre. Éramos para cima de dez pessoas, em cima de um palco risivelmente pequeno. Nunca consegui descrever muito bem o que ali se passou, mas ganhei um respeito imenso à arte de representação, porque eu garanto que estive naquela cela, sufoquei, cresci, e aprendi muito.
Meses mais tarde, a tarefa foi a de preparar um monólogo, e escolhi a ladaínha dos póstumos natais (ide procurar, se não conheceis), com esta música de fundo:



É esta música que hoje me apetece dedicar ao meu professor de teatro. Soube-se hoje que sofre de cancro no pâncreas, e que ainda assim, vai manter a agenda até ao limite. Suba-se o pano, que se encena a arte da vida.
 
terça-feira, março 10, 2009
Escrito por Green Tea em terça-feira, março 10, 2009

Escrevi noutro sítio, mas poderia tê-lo escrito aqui. Daí que faça sentido reproduzi-lo aqui:


Das intolerâncias religiosas

Há uns tempos andámos todos em pé de guerra porque o Cardeal Patriarca da capital se insurgiu, de forma "estranha", contra os casamentos entre cristãos e muçulmanos. Nota: entre as mulheres cristãs e os homens muçulmanos, tendo em conta o papel mais retraído que é atribuído pela sociedade e aceite pelas mulheres no Islão. Tenho cá para mim que foi um caso de má expressão e péssima interpretação, mas foi célere e extenso o escorrimento de tinta sobre a polémica. Ah, o desrespeito, ah, a mágoa, ah e mais ah!!! Não concordando com esta separação de águas radical e estereotipada, abstive-me de comentários.

Não me abstenho agora, com o caso da menina brasileira excomungada. É r-i-d-í-c-u-l-o, com todas as letras e ênfases que se conseguirem encontrar. É brutal e atroz, é pura e simplesmente deitar achas para a fogueira em que a Igreja Católica se tem vindo a auto-imolar...

Não obstante, eis que me deparo com isto, e vejo que não é um mal da Igreja Catolica: é um mal dos homens que pensam poder (e, preocupantemente, nalguns casos podem mesmo) pôr e dispor da vida, do corpo e da fé das pessoas como se fossem sua pertença. Deus é Amor, ou não é? Deus não é intolerância, não é estereótipo, não é excomunhão, não é chicotada. Se isto para mim é fácil de compreender, ainda que o seja enquanto mistério, como não o é para os iluminados que reclamam estar mais junto d'Ele?

(Reclamam, mas não estão. Oficialmente, um Papa está tão próximo de Deus como um qualquer bispo ou padre ou diácono ou leigo ... ah pois é! E se Deus é um, que para uns se chama Deus, para outros Alá, para outros Sol, ou qualquer outro nome, a mensagem central não será sempre a mesma?)

Etiquetas:

 
segunda-feira, março 02, 2009
Escrito por Green Tea em segunda-feira, março 02, 2009

Já tenho... ou melhor, já lá estou! Até já tenho o TweetFox aqui no firefox, tudo muito catita, etc. e etc. e tal. Só gostaria que os links do TinyUrl abrissem. A sério. Só dão erro atrás de erro e, melhor ainda, já encontrei mais queixas espalhadas pelo universo virtual. Irra!!!

Etiquetas: ,